quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Implantação do Condomínio

Prezados,

Não esqueçam da primeira reunião de sábado(12/01/2012) às 10hs, para implantação do condomínimo. Qualquer dúvida confirmem com a corretora Sandra 7744 9625.




Aproveito para informar a todos, que serei candidado a sindico. Me chamo Cláudio Castro, criador e administrador do blog, analista de sistema de um orgão público. Tomei a iniciativa de criar o blog, após constatar os diversos problemas que compradores enfretam até a entrega das chaves.

A idéia é continuar este trabalho de uma forma mais presente e agregar atribuições que me permita ajudar a principalmente  REDUZIR CUSTO e a manter as caracteristica do empreendimento, evitando ao máximo a alteração do projeto.




Abs

30 comentários:

  1. POR MIM ESTA ELEITO
    MAS TEREMOS QUE DISCUTIR O PROLABORE E ETC
    TRABALHA EM QUAL ORGAO? TB SOU FUNCIONARIA PUBLICA.
    ABR

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  2. tenta montar um planejamento
    terá uma administradora junto ne?
    Se puder colocar nas metas, acho interessante a instalação de bicicletários (1 em cada bloco)e pensarmos em colocar um piso decente naquela escada, pois ele está horrível! Concorda? Além disso criar uma poupança para o condomínio para no futuro termos verbas para maiores intervenções como uma repintura.

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  3. Obrigado Karla, trabalho na INFRAERO!!!
    De acordo com o memorial, a Arte Verte será a administradora neste primeiro ano. Quanto as metas acho ousado, porém acredito que possa dar muito certo. Quanto a poupança, ela é uma prática comum, conhecida como FUNDO DE RESERVA, utilidazada para eventuais incidentes e obras. Vale ressaltar que ela já vem embutida no condomínio, normalmente ela vem descrita na planilha de gasto do condomínio.
    Independente de quem seja o síndico e fiscais, vou PROPOR que após a definição do valor de condomínio, seja acrescentando um valor de 10% no mesmo, para que possamos custear provaveis inadimplência e assim evitar as taxas extras, todas vez que acha inadimplência.
    E não vamos esquecer da segurança, câmeras com periodo de gravação são uma ferramenta muito importante quando agregado ao constante treinamenco dos porteiros. A polícia militar fornece este treinamento gratuitamente. Embora trata-se de uma região com pouco incidência a furto residêncial, porém a prevenção nunca é demais...

    Na escada a única coisa que aprovei, foi o espaço. Só não entendo como eles podem entregar os imoveis, com os acabamentos não finalizados, esta horrivel. Porém é melhor que ficar na espectativa. Acompanho pela mídia, que alguns empreendimentos estão completamente finalizado, porém não entregam as chaves.

    Abs

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    1. Temos que irmos nos planejando, como uma escada não é prioridade a ninguem agora, ams acho que daqui uns 2 anos poderiamos melhorar.

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  4. gostaria de saber sobre o que foi acertado na reuniao, principalmente o valor do condomínio.

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    1. Nada foi acertado ainda. Um grupo irá na segunda na administradora fazer uma estimativa de custo, depois nos passarão a informação. Por enquanto sabemos que a administradora cobra uma taxa de R$1.200,00 para administrar o condomínio, que saira +/- R$20,00 por mes para cada um, acho q é isso, se estiver errada me corrijam pessoal.

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  5. Colegas,
    venho aqui relatar um fato, não sei se todos tiveram o mesmo problema q o meu. O meu apartamento já está apresentando infiltração devido o caimento do piso da varanda ter sido executado no sentido da porta. Criou-se uma grande poça e na parte inferior da minha porta já apresenta infiltração. Verifiquem isso!

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  6. Olá,

    meu nome é Ana Paula e sou proprietária da unidade 203 do bloco 4. Comprei o apartamento recentemente e, só agora tomei conhecimento desse blog. Gostaria de saber o que foi discutido e acertado nessa 1° reunião de condomínio.

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  7. A fim de participar aqueles que não poderam comparecer. Acrescento a postagem da Karla, que nessa primeira reunião chamada de “bate papo” ficou alinhado de três representantes comparecem na administradora no dia 14/01/2012 às 14hs, com o principal objetivo de sair desta reunião, com a estimativa do valor de condomínio.
    Chamo de estimativa, pois quem irá definir o valor serão os condôminos, ou seja, nos apontaremos às reais necessidades do condômino.
    Dentro dessas necessidades, ficou bem claro o grande interesse de todos em:

    • Portaria 24hs - Hoje e futuramente em apenas um dos acessos.
    • Medidores individuais de Água – Hidrômetro Individual.

    Referente ao segundo item gostaria de ressaltar que se trata de uma lei já sancionada pelo prefeito Eduardo Paes, em 2011. Ou seja, de acordo com o artigo 2º da lei, a concessão do habite-se estará condicionada à adaptação. Abaixo a matéria na integra.

    http://www.secovirio.com.br/Publicacoes/Colunas-Secovi-Rio/Extra-e-O-Globo/Coluna-Extra-25|03|2011-e-O-Globo-26|03|2011-3441.html

    Caso isso seja uma exceção para PMCMV, por tratar-se de um programa do governo federal e ou a legalização do projeto ter ocorrido antes da lei ter sido sancionada, O QUE ACREDITO NÃO SER O CASO, um investimento para implantação é alto. No site abaixo temos algumas observações interessantes.

    http://www.sindiconet.com.br/7234/Informese/Individualizacao-de-hidrometros/Contratacao-e-Fornecedores

    Quanto ao GARDIÃO DE PISCINA, de fato é lei. Todo estabelecimento com piscina maior que 6m x 6m deverá ter um.

    http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/CONTLEI.NSF/c8aa0900025feef6032564ec0060dfff/1d45d16fcae926ce03256b25004da608?OpenDocument

    Resumindo, será elaborada uma planilha com todas as obrigações e necessidades do condomínio, apontados os custos individual e total, acrescentando do fundo de reserva e rateado hoje entre os 66 unidades referente aos blocos 3 e 4.

    Ex.:
    Total Despesas R$ 20.000,00
    Total de Unidades 66
    Valor condomínio R$ 303,00

    Entendo que a conclusão dos demais blocos, obviamente este valor TEM QUE CAIR, pois embora o consumo de energia elétrica e água das aéreas comuns aumente, a folha de pagamento com funcionários(nosso maior vilão) continuará a mesma, porém com um numero maior de unidades para rateio.

    Gostaria da opinião de todos, quanto ao apartamento do zelador. Por lei trata-se de uma aérea comum, logo esta unidade e tudo lá dentro são de nossa responsabilidade. Inclusive os gastos com luz, água e gás. Podemos montar uma escala de trabalho bem flexível, caso realmente optarmos por um zelador e alugar o imóvel para custear a energia das aéreas comuns e ou ainda utilizar como fundo de reserva.

    Amanhã já teremos algo. Qualquer dúvida fiquem à vontade.

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    1. Fico pensando, já foi feita toda a instalação até a caixa d'àgua, para colocar o medidor individual, e aí como poderia ser feito? Temos que pensar nisso. Vou tentar analisar o projeto se tiver no cd.

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    2. Pude observar que o projeto não é completo, então não dá para observar tal possibilidade. Perguntei ao projetista, vamos ver se ele responde.

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    3. Futuro síndico, tenta incentivar o pessoal que ao cobrei o térreo tente fazer com policarbonato, com sinceridade, telha normal vai ficar muito feio. Cara de puxadinho.

      exemplos:
      http://vidroartejuazeiro.com/policarbonato.html

      é um site que peguei na internet para todos entenderem. Com a estrutura na cor branca, combina com todas as esquadrias, e proximo a churrasqueira colocariasse uma chapa de aluminio anodizado branco no entorno da chaminé. É uma idéia.

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  8. ALGUEM DO BL 4 JA RECEBEU AS CHAVES? A SANDRA MARCOU COMIGO DIA 07/01 ,MAS DEPOIS DISSE QUE NAO ESTAVA PRONTO AINDA. ALGUEM SABE INFORMAR?

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  9. Ótimo resumo Claudio. Em relação aos medidores individuais de água, talvez seja mais um entrave para liberar o habite-se. Aliás, de todos os problemas que a Arte Verde ainda tem de resolver, a ligação da água é o mais grave. Isto muito me preocupa, como a todos, mas no meu caso, precisava mudar até o fim de fevereiro, e pelo que percebi da Construtora, dificilmente a Prefeitura concederá o habite-se até este prazo...
    Quanto ao apê do Zelador, acho uma boa proposta o aluguel, reforçando o fundo de reserva do condomínio.
    Ah, precisamos ver com a Arte Verde se eles farão a cobertura da área da churrasqueira, me parece que vai ficar para o condomínio. Na área da piscina, talvez seja necessário uma tela para conter os detritos do pé de jamelão, logo na entrada da piscina. Acho que isso também vai ficar pra gente. E outro ponto, a Arte Verde bem que poderia estender a pintura do entorno da piscina e de outras áreas do residencial, pois ficou bem feio pintar apenas uns dois metros e deixar expostas paredes velhas e sem nenhuma pintura...
    Outra observação, a Arte Verde trocou o nome dos Blocos 3 e 4, o bloco 3 é Prudente de Moraes e o 4 é Marechal Floriano. Isso eles ainda podem consertar.
    Abraço a todos e aguardo novidades.

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  10. Cláudio, bom dia!

    Gostei bastante da idéia de se tornar nosso síndico, pode contar conosco. Gostaria de ressaltar a observação do Sr. Ed Barreto com relação a pintura, jamelão na piscina e cobertura da churrasqueira, poderíamos tentar conversar com a construtora tendo em vista que o projeto está "inacabado" para que estas despesas não fiquem só para nós moradores, eles tem o dever de entregarem a área de lazer e os apartamentos em perfeito estado, acho que eles poderiam nos ajudar nisso. Cláudio gostaria de informar que eu comprei um apartamento térreo no bloco 4, e pretendo fechar pelo menos metade da minha área com madeiras e telhas, e esta não é uma idéia só minha pois já conversei com meus "vizinhos" e os mesmos tem a mesma vontade... só para sua ciência!!! Assim que você tiver novidades com relação ao condomínio favor nos avisar, com relação ao apartamento do zelador gostei bastante da sua idéia.

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    1. Que tal vcs moradores do térreo fecharem parte disso com policarbonato e estrutura metálica? É uma estrutura suave e que não agrediria o prédio como um todo. Se quiser sou arquiteta, poderia projetar, não sou careira não.

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  11. Boa Tarde,

    Como vocês que já pegaram a chave do apartamento estão fazendo para colocar o piso sem luz nos apartamentos ?

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    1. Vá até a ligth e solicite a ligação no seu ap.
      Vc já pode fazer isso.
      O prazo é de 2 dias úteis.

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  13. Tatiane,
    no manual do usuario que recebemos junto com as chaves, diz que seria enviado via correio um quadro de cargas e demandas para que assim possamos ir na light e solicitar a ativação da nossa luz.
    sabe me dizer se isso é veridico ?

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  14. Olá,
    Me chamo Raphaela e estou interessada em comprar uma unidade do bloco 2 ( que está em construção), a unidade 203.
    Por ser o primeiro imóvel que estamos adquirindo, eu e meu noivo temos milhares de dúvidas e uma tremenda insegurança!
    Gostaria de ajuda de vocês, que já passaram por essa experiência justamente com o imóvel que pretendemos comprar.
    A minha primeira dúvida é em relação ao financiamento:
    Fui encaminhada para uma correspondente da Caixa, para fazer a entrega da documentação, e ela me informou que, após a aprovação da caixa, a escritura já seria assinada e em 30 dias eu começaria a pagar o financiamento.
    No entanto, a informação que eu tinha a respeito de imóveis em construção era de que durante o período da obra existiria uma "promessa de compra e venda" e uma taxa de obra, sendo efetuado o financiamento e a escritura somente após o habite-se.

    Alguém sabe me auxiliar nesse ponto?

    Minhas outras dúvidas seriam mais gerais...Em relação a qualidade do material utilizado na obra, satisfação daqueles que já receberam o apto e as dúvidas sobre o condomínio, que já consegui esclarecer lendo as postagens anteriores!

    Ah, alguém comprou unidade de 2 qts com suíte? O que acharam da distribuição dos cômodos? O tamanho ficou legal!

    Desde já agradeço pela informação.

    Abraços,

    Raphaela Novaes

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  15. Colega, o apartamento como primeiro imóvel é legal, e o mercado imobiliário atualmente tem praticado dimensionamento menor que os que tinham na época da vovó, infelizmente, mas como também temos vida corrida, apartamentos menores acabam sendo mais funcionais e práticos.
    O meu é de apenas 1 quarto, mas dá para organizar direitinho.
    A distribuição é razoável também.
    O acabamento final vai de cada um, ele que dará o toque final.
    Eu pessoalmente vou colocar acabamento novo em tudo.
    Mas boa parte do pessoal colocará apenas nos quartos e sala, isso vai de cada um e da condição financeira.

    O financiamento acredito que vc quem está certa. Se certifica com outro funcionário da Caixa.
    eu até hoje não paguei a prestação, só pago a taxa da obra, que está em R$580,00, mas começou bem mais baixa. Durante a obra é crescente e depois que entra no imóvel é decrescente.

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  16. Raphaela, boa noite!

    Compramos uma unidade no bloco 2/405 e também vai ser de 2 quartos com suíte, o processo foi transparente e muito rápido, após apresentada a documentação solicitada, em 15 dias corridos estávamos assinando o contrato na CEF. Trinta dias contados da assinatura na CEF você inicia o pagamento da taxa de obra e após a entrega das chaves inicia o pagamento referente ao financiamento do imóvel. Na documentação assinada tem uma planilha com os valores em forma crescente com a taxa de obra, o valor da entrada, os valores mensais, taxas e etc. É bom conferir todos os dados acordados com os que estão registrados no contrato da CEF, pois faz parte do dossiê que será registrado no cartório em forma de escritura.

    A informação que tenho do escritório que faz o processo junto ao cartório é que a escritura já está sendo providenciada, entreguei pessoalmente o ITBI pago para eles.

    Tenho a planta do nosso e como a unidade pretendida por vocês é o espelho do que compramos, posso mandar para ter uma idéia de como vai ser.

    Se quiser basta mandar um e-mail.

    marco_nicoletti@hotmail.com

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  17. Obrigada a todos pelos esclarecimentos!
    Marco, qual escritório cuidou da sua documentação? Foi a própria construtora ou encaminharam para um correspondente da Caixa?
    Ah, te enviei um email pedindo a planta do seu apto!
    Mais uma vez obrigada a todos!

    Abraços,

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    1. Compramos pela Secretaria Municipal de Habitação, o escritório que intermediou a documentação apresentada na CEF foi MB/2 pela Sra. Sandra que hoje atende no próprio Residencial República e para o registro está sendo feito pelo o escritório Pedrosa & Paixão Consultores Associados que são especializados em Direito Imobiliário, esse tomei conhecimento porque tive que pagar o ITBI.

      Já mandei a planta do 405 por e-mail.

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  18. Boa tarde, sou proprietário do apartamento 106, bloco 2. Já estou pagando a taxa de obra. Gostaria de saber, se alguém conseguiu comprar o piso e que a arteverde colocasse, pois, ainda não foi entregue o bloco em questão! Ou mesmo que fechemos um grupo, para comprar o piso com valor melhor. Alguém sabe o prazo de entrega, e como anda em relação ao hidrômetro invidual? Obrigado!

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